Origem & Historia

A Palavra Yoga

27/10/2015
cover9

Domingo com chuva é a meteorologia ideal para colocar leituras em dia, e ontem a pesquisa levou-me à compreensão da palavra Yoga.

Etimologia

Yoga (योग) é uma palavra do género masculino com origem no sânscrito. Etimologicamente tem a raíz verbal yuj, o que significa reunir, no entanto, concentra em si uma outra dezena de significados sinónimos como: união, agregação, junção, relação, soma, parelha, método, equipa, etc. Temos palavras derivadas como Yogi (योगी), praticante de Yoga masculino e Yogini (योगिनी), praticante de Yoga feminino.


Sânscrito

É uma das línguas mais antigas da família Indo-Europeia, e chega à Índia através das tribo nómodas da Ásia Central (arianos), que se estabeleceram no planalto iraniano desde o final do terceiro milénio a.C. Dados recentes, acreditam que os arianos teriam invadido o subcontinente indiano por volta de 1500 a. C., vindo do norte, pelo Punjabe, disseminando-se pela Índia, Pérsia e regiões adjacentes. E posteriormente espalharam-se pela Europa.

Na Índia o “sânscrito” não era considerado uma linguagem específica separada das outras, mas uma maneira particularmente refinada ou aperfeiçoada de se falar. O conhecimento de sânscrito era uma marca de classe social e educação, e a linguagem era ensinada principalmente para membros de castas mais altas, através de análise profunda dos gramáticos sânscritos como Pāṇini.


Y[ó]ga ou Y[ô]ga

Embora em Portugal, Yoga se escreva sem o acento circunflexo, a sonoridade do “O” na palavra é como este lá estivesse. A outra forma, quando acentuámos o “O” com um acento grave, não está correcta. Isto porque na língua sânscrita só existe o som do “O” fechado, ou seja [Ô].


Ípsilon Maiúsculo

Yoga deve ser escrito com “Y” maiúsculo, pois é um nome próprio. Tradicionalmente em português traduz-se Yoga por Ioga, porque na transliteração foi baseada em textos com a fonética inglesa, mas esta tradução não está correcta.


No Comments

Leave a Reply