Aulas

Aula com a Inês

20/01/2016
cover_ines

A passada quarta-feira fui rever uma aula com Inês Rosa, professora de Yoga do Espaço Ganesha, perto do Jardim da Estrela. Conheci a Inês através da Lina Afonso, do projecto Yoga com Alma.

Como já começa a ser comum, em horário pós-laboral dirijo-me ao 1º Andar do nº9 da Rua Santo Amaro. O espaço é familiar e confortável. Um apartamento antigo reaproveitado para as actividades aí desenvolvidas. A primeira sala, onde são realizadas a práticas, é estreita e rectangular com o tecto alto e duas grandes janelas que rasgam para o exterior. Desta podemos observar um longo corredor que deságua numa outra sala destinada ao convívio e descontração. O espaço tem ainda dois pequenos retiros para outras terapias holísticas.

pst_ines06
pst_ines01

A aula começa numa postura (Supta Baddha Konasana) de estiramento muscular das costas: sentados no chão, com as plantas dos pés a tocarem inclinados para trás, quase deitados, suportados por um bloco de cortiça entre as omoplatas. Seguem outras posturas de alongamentos, preparando o corpo para as posturas que exigem força e equilíbrio, nomeadamente, Upward-Facing Dog (Urdhva Mukha Svanasana), Plank (Chaturanga Dandasana) ou Warrior II (Virabhadrasana II).  Seguidamente seguem-se a posturas de torção e as invertidas, tais como a comum postura invertida de cabeça e braços dobrados (Salamba Sirsasana) e a de pernas erguidas, plantas dos pés a apontas para o tecto e as costas seguras pelas mãos (Salamba Sarvangasana). Para terminar e restaurar as energias a típica postura de relaxamento – Corpse Pose (Savasana).

pst_ines07

pst_ines03

pst_ines04

As aulas da Inês tendem a ser exigentes e intensas, o que para mim é positivo. O seu elevado rigor na correcção das posturas e o facto de se referir às mesmas pelo o seu nome sânscrito dão um carácter puro às suas práticas.


Quem & Onde

Inês Rosa • Facebook | Email
Espaço Ganesha • Facebook | Website
Rua Santo Amaro, 41, 1200-801 Lisboa
Melhores acesso: Metro do Rato e o Autocarro 720
Fotografia: Exclusivas do Espaço Ganesha


No Comments

Leave a Reply